Friday, April 29, 2005

A TUA IMAGEM

Tenho a tua imagem gravada no mais fundo do meu coração:
olhos internos, fibras e nervos te vêem.

Corre no meu sangue como um rio
e eu deixo-me levar na corrente do teu ser.

Bebo a tua seiva e ergo-me
como a coluna do templo em que és rainha
e minha no mais sagrado altar em que te posso abrigar.

Guardam-me a alma os teus olhos
que me seguem a cada silêncio e em cada gesto.

Queria abraçar-te o ventre e adormecer suavemente a teus pés

Como o pedinte à porta de uma igreja ou o nómada do deserto,
a minha sede de ti é eterna, ó mãe do céu e da terra em que nasci!


in "Mulher Incesto" - R.LEONOR PEDRO


O complexo mitológico do incesto pode, numa das suas acepções particulares, inserir-se neste conjunto. A Mulher que desempenhou o papel de "mãe", que forneceu ao ser dividido a "Água da Vida" e da ressurreição (o "segundo nascimento" próprio dos Mistérios Menores) é possuída por aquele que, de certo modo, gerou e é seu filho.

(...) A OBRA

No comments: