Saturday, March 31, 2007

DIGAM QUE FOI MENTIRA


Digam que foi mentira, que não sou ninguém,

que atravesso apenas ruas da cidade abandonada

fechada como boca onde não encontro nada:

não encontro respostas para tudo o que pergunto

nem na verdade pergunto coisas por aí além


Eu não vivi ali em tempo algum

Nomeei-te no meio dos meus sonhos

chamei por ti na minha solidão

troquei o céu azul pelos teus olhos

e o meu sólido chão pelo teu amor


Contigo aprendi coisas tão simples

como a forma de convívio com o meu cabelo ralo

e a diversa cor que há nos olhos das pessoas

Só tu me acompanhastes súbitos momentos

quando tudo ruía ao meu redor e me sentia só e no cabo do mundo

Contigo fui cruel no dia a dia mais

que mulher tu és já a minha única viúva

Não posso dar-te mais do que te dou

este molhado olhar de homem que morre e

se comove ao ver-te assim presente tão subitamente



MEDITAÇÃO ANCIÃ


Aqui eu fui feliz aqui fui terra

aqui fui tudo quanto em mim se encerra

aqui me senti bem aqui o vento veio

aqui gostei de gente e tive mãe em cada árvore

e até em cada folha aqui enchi o peito e mesmo

até desfeito eu fui aquele que da vida vil se orgulha

Aqui fiquei em tudo aquilo em que passei

um avião um riso uns olhos uma luz

eu fui aqui aquilo tudo até a que me opus


RUY BELO (1933-1978)

No comments: